Se a Gitex Global, no Dubai, costuma ser uma grande "montra" tecnológica, com carros voadores, robots humanoides e soluções que parecem ter saído de um filme de ficção científica, aproximando-se mais de eventos com uma CES ou IFA, a edição europeia afirmou-se como um palco mais discreto.

Na Gitex Europe, as grandes empresas, da IBM à Cloudflare, passando pela AWS, apostaram em espaços de exposição que impressionavam pela dimensão, feitos para demonstrar as suas soluções, mas principalmente para atrair potenciais clientes, parceiros e investidores. O mesmo se aplicou a alguns dos espaços de exposição das delegações nacionais, em particular, os do Dubai.

Apesar do foco no lado mais empresarial, com encontros para negócios, pitches de startups e palestras com empresas, ainda conseguimos encontrar algumas ideias tecnológicas fora da caixa e até algumas “caras” conhecidas. Veja-se o caso da robot humanoide Ameca, desenvolvida pela Engineered Arts, com quem o SAPO TEK já tinha interagido em feiras como o Mobile World Congress.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Embora não estivesse num espaço de grande destaque, como costuma acontecer em certames deste género, o stand onde estava era particularmente “concorrido”, com vários participantes impressionados pelas capacidades da robot, que respondia às suas perguntas.

Neste caso, esta era uma versão da Ameca “afinada” pela norueguesa WAIYS. Ao SAPO TEK, Nicholas Röhs, presidente WAIYS, explica que a empresa, especializada no desenvolvimento de soluções com IA, tem vindo a trabalhar em parceria com a Engineered Arts há já algum tempo.

As soluções desenvolvidas pela WAIYS adaptam-se a uma variedade de equipamentos tecnológicos e, no caso dos robots, a empresa apercebeu-se da necessidade de ter um autómato para as testar, motivo pelo qual decidiu comprar um. “Temos uma Ameca a viver connosco na Alemanha há dois anos e estamos a torná-la um pouco mais inteligente todos os dias”, afirma.

Pelos pavilhões da Gitex em Berlim encontrámos também um pequeno cão-robot a animar o stand da Lucerne University of Applied Sciences and Arts (HSLU). Como explicado por Christian Schucan e Tim Wiengärnter, dois membros da comunidade da universidade suíça, este modelo serve como uma plataforma para os estudantes desenvolverem novos projetos de programação e robótica.

O cão-robot da HSLU é, na verdade, um modelo da chinesa Unitree que foi adaptado com novas capacidades de visão, graças a uma webcam incorporada, mas também de fala, graças combinação entre microfones, um modelo de linguagem de grande escala (LLM) e de tecnologia text-to-speech.

Mas o cão-robot Bonnie da universidade suíça não era o único a dar espetáculo nos pavilhões da Gitex. Num dos stands das iniciativas digitais desenvolvidas no Dubai deparámos-nos com um CyberDog da Xiaomi a roubar as atenções do público e que, segundo o seu operador, servia apenas para entreter os visitantes que por ali passavam.

Veja o vídeo de apresentação do Gitex Europe

Já no mundo dos robots inteligentes de limpeza, a chinesa Purdu Robotics levou os seus novos modelos para a feira em Berlim. Joy Jiang, Sales Manager da empresa, explica que a tecnológica começou por desenvolver robots de serviço e entregas, aos quais foram adicionadas capacidades mais avançadas de interação e integração em ecossistemas iOT.

Em 2021, a Purdu estreou os seus primeiros robots de limpeza, com linhas que têm evoluído tanto a nível de funcionalidades, entre modelos comerciais e opções concebidas para cenários mais industriais. Segundo a responsável, a empresa está também a desenvolver outros tipos de robots, incluindo humanoides, que poderão ser comercializados já no final do próximo ano.

Gitex Europe abre portas à inovação em Berlim com startups e IA por todo o lado
Gitex Europe abre portas à inovação em Berlim com startups e IA por todo o lado
Ver artigo

Mas nem só de robots é feita a Gitex. No stand da Kosatec havia espaço para um holograma interativo, desenvolvido pela britânica HYPERVSN, que respondia às perguntas dos visitantes mais curiosos.

Segundo Kirly Rudy, Partner Account Manager, da HYPERVSN, este holograma apresenta-se como uma das soluções mais avançadas desenvolvidas pela empresa. A solução Digital Avatar usa um sistema de rotores, equipados com LEDs, que rodam a altas velocidades, gerando uma imagem holográfica.

Além das possibilidades de uso no mundo da publicidade, a solução conta com integração de IA, neste caso com a API do ChatGPT, permitindo novas possibilidades de interação para as empresas que desejam implementar a solução. De acordo com Kirly Rudy, o sistema pode também funcionar com outros chatbots e modelos de IA.

O SAPO TEK está a acompanhar as novidades da Gitex Europe, em Berlim. Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Nota de redação: O SAPO TEK viajou a convite da organização da Gitex Europe.