A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) já tinha estado na Gitex Global, no Dubai, e, como conta Rui Boavista Marques, a expectativa para a estreia do evento na Europa era alta, logo em Berlim, epicentro económico da Alemanha e porta de entrada para o maior mercado europ
Longe da exuberância tecnológica da edição no Dubai, a Gitex estreou-se na Europa com uma abordagem mais contida. Mas, entre os pavilhões do evento em Berlim há espaço para alguns robots inteligentes, incluindo humanoides, e hologramas interativos, que não deixam de impressionar os visitantes.
Das scaleups da Fábrica de Unicórnios de Lisboa às startups com ligações ao European Innovation Council, as empresas portuguesas que marcam presença na Gitex Europe representam vários sectores, mas têm em comum a ambição de chegar mais longe e de encontrar novas "pontes" que as ajudem a crescer.
Depois de marcar presença no continente africano, com eventos em Marrocos e Nigéria, assim como na Ásia e, mais recentemente, na Europa, a Gitex continua a sua expansão global. Astana, a capital do Cazaquistão, será o palco para uma nova edição no próximo ano.
A Gitex Europe abre hoje as portas em Berlim e quer colocar a inovação tecnológica e a IA no centro de todas as atenções, com mais de 1.400 empresas e startups. Mas há mais para descobrir neste evento que promete marcar a agenda digital europeia, reunindo líderes políticos, decisores e investidores
A inteligência artificial e a tecnologia quântica são alguns dos temas-chave da Gitex Europe que se estreia na Alemanha em maio e vai reunir startups, empresas e investimento.